NOVIDADESFique por dentro das notícias e novidades da empresa.
10 Março
Escavações

As escavações de uma obra corresponde a etapa de trabalhos com a criação de furos e valas no terreno, aberturas no solo para implantação de blocos de fundação, sapatas, reservatórios ou qualquer outra estrutura abaixo do nível natural do terreno, conforme as indicações definidas em projeto. A realização da escavação ocorre após o término da locação e definição de níveis. Com o uso de linhas, marcam-se no terreno os pontos a serem escavados. São executadas manualmente, mecanicamente com escavadeiras hidráulicas ou retroescavadeiras, ou com as duas técnicas, a depender da natureza do solo e das características topográficas e de execução.

Nos trabalhos realizados em valas ocorrem, com frequência, acidentes graves e fatais devido a deslizamentos de terra com consequentes soterramentos. Por isto, é necessário adotar medidas que garantam a segurança dos trabalhadores, seguindo alguns procedimentos. As diretrizes de segurança são listadas pela Norma Regulamentadora 18 (NR-18), onde estabelece alguns procedimentos administrativos, de planejamento e de ação relacionados ao trabalho na construção civil em geral.

Para realizar escavações em terrenos, a área de trabalho deve ser previamente limpa. É necessário providenciar a retirada ou o escoramento de árvores, rochas, equipamentos, materiais e outros objetos sempre que houver risco de comprometimento da estabilidade. O conhecimento do solo do local é muito importante, pois a maior parte dos acidentes ocorre por movimentos acidentais que resultam em desabamentos. Assim, a presença de um engenheiro especializado é fundamental para a segurança do processo.

É necessário examinar as propriedades vizinhas ao terreno antes do início das escavações, para verificar a necessidade de tomar medidas preventivas, evitando inclusive que ocorram fissuras nas edificações da vizinhança. Caso seja verificada a presença de cabos elétricos subterrâneos, é obrigatório desligá-los. A concessionária local deve ser procurada antes do início de qualquer escavação. Se houver risco de vazamento de gás, o local deve ser constantemente monitorado e ventilado. Além disso, deve existir alarme sonoro e visual, alertando para a presença de encanamento de gás.

Escavações com profundidade superior a 1,25 m, no caso de taludes instáveis, devem ter sua estabilidade garantida por meio de escoras. Já para taludes com altura superior a 1,75 m, é necessário que a estabilidade seja garantida por meio de escoras, como pranchas metálicas ou de madeira. Para o mesmo caso devem ter escadas ou rampas para, em caso de emergência, permitir a saída rápida dos profissionais.


A Britagem Cascalheira proporciona para obras e construções uma linha completa de serviços de máquinas para terraplenagem. Serviços de ampla escala, trazendo a qualidade que sua obra precisa, seguindo as normas necessárias para garantir a segurança de todos.


ÚLTIMAS NOVIDADES
BRITAGEM CASCALHEIRA © 2015 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Vertigo Comunicação