NOVIDADESFique por dentro das notícias e novidades da empresa.
13 Junho
Gabião

O gabião, também conhecidos como cestões é uma estrutura metálica em formato de gaiola, feita com telas de aço ou arame e preenchida com pedra britada ou seixos, arrumadas manualmente. Eles são considerados muros de arrimo por gravidade e são utilizados como barreiras de contenção ou estabilização de taludes. Também são muito utilizados em obras hidráulicas e pequenos quebra-mares por sua grande capacidade drenante.

A estrutura de um gabião é feita por elementos flexíveis, formando telas com malhas hexagonais, parecidas com as construídas pelas abelhas, com uma torção dupla de ligas de aço. Há 3 tipos principais de gabiões: caixa, colchão e saco. Todos têm características permeáveis, o que ajuda a consolidar o solo e evita a erosão. Também tem mínimo impacto ambiental. As telas de aço são recicláveis e as pedras podem ser de rios e fornecedores locais.

A rede metálica que os compõe apresenta resistência mecânica elevada. No caso da ruptura de um dos arames, a dupla torção dos elementos preserva a forma e a flexibilidade da malha, absorvendo as deformações excessivas. O arame dos cestões é protegido por uma galvanização dupla e em alguns casos, por revestimento com uma camada de PVC. Esta proteção é eficiente contra a ação das intempéries, de águas e solos agressivos. As principais características desses muros são a flexibilidade, que permite que a estrutura se acomode a recalques diferenciais e a permeabilidade.

 

Os gabiões têm surgido como tendência em projetos de arquitetura, de fachadas ao paisagismo. Para tal uso, as rochas com cores, formas e texturas diferenciadas podem ser utilizadas, transmitindo essas características à estrutura. A drenagem ajuda na estabilização do solo e favorece o crescimento da vegetação local, o que é ótimo para o paisagismo. Como boa parte da estética desses projetos depende das pedras escolhidas, é bom conhecer os materiais que garantem a durabilidade do projeto. As aplicações para estruturas paisagísticas são intermináveis, sendo apenas limitadas pela criatividade dos arquitetos e paisagistas na utilização da malha ou cestão.

Se você gosta de estar em dia com as novas tendências, os projetos arquitetônicos com o uso dos gabiões vêm ganhando grande força. Além de elegantes são muito sofisticados. A Britagem Cascalheira oferece para a execução do seu projeto os seixos de rio nº 0, 1, 2, 3 e 4, seixo médio e seixo grosso, nas cores marrom e cinza e Brita de todos os tamanhos. Produtos de ótima qualidade para garantir sua satisfação.


ÚLTIMAS NOVIDADES
BRITAGEM CASCALHEIRA © 2015 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Vertigo Comunicação